segunda-feira, 23 de março de 2015

Fast food deve vir com advertência de saúde, diz australiano

Aaron Schultz é defensor da dieta saudável e publicou no Facebook imagem de embalagem de lanche com crianças acima do peso, lembrando embalagens de cigarro

Na sua opinião, as embalagens de fast food devem vir com advertências de saúde como as de cigarro? O australiano Aaron Schultz, defensor da alimentação saudável, acha que sim e luta pela ideia. "Estamos indo para o caminho errado de uma forma rápida. Certamente a rotulagem dos alimentos é um passo fundamental para as pessoas tomarem decisões informadas sobre o que estão comendo", disse. As informações são do jornal Daily Mail.

 Foto: Game Changer - Tackling Unhealthy Advertising in Sport/Facebook / Reprodução
Embalagem de lanche fictícia mostra crianças com excesso de peso
Foto: Game Changer - Tackling Unhealthy Advertising in Sport/Facebook / Reprodução

Schultz criou uma comunidade no Facebook, a Game Changer - Tackling Unhealthy Advertising in Sport (em tradução livre, Mudança de Jogo – Combatendo Propaganda Não-Saudável no Esporte), porque está preocupado com a comercialização de alimentos nada saudáveis nos estádios de jogos. "Sou apenas um pai normal que tem preocupações sobre produtos não-saudáveis que ficam empurrando para os meus filhos. Eles não podem ir a um jogo sem serem influenciados a consumir produtos não-saudáveis”, disse.
Para ilustrar a ideia das embalagens com advertências, publicou na rede social uma caixa de Big Mac, lanche do McDonald's, com a frase "Big Macs Make Big Children" ("Big Macs Fazem Crianças Grandes") e uma imagem de duas crianças com excesso de peso. "Assim como um maço de cigarros demonstra as causas do tabagismo e os seus danos, a imagem demonstra o que a fast food pode fazer para o corpo humano", comentou.
Schultz disse que o primeiro passo é que as embalagens contenham uma lista de ingredientes detalhada, além de informações sobre de onde a comida veio e se foi tratada com produtos químicos ou hormônios de crescimento.
 Foto: Game Changer - Tackling Unhealthy Advertising in Sport/Facebook / Reprodução
O australiano Aaron Schultz é contra propagandas que incentivam fast food em estádios de jogos

Foto: Game Changer - Tackling Unhealthy Advertising in Sport/Facebook / Reprodução

James Paterson, vice-diretor executivo do Instituto de Assuntos Públicos, comentou que os consumidores têm o direito de ser informados sobre o que ingerem, mas não acha que os governos deveriam obrigar as empresas a incluir advertências de saúde.
"Se você é o tipo de pessoa que já ignora o conselho sobre o que é saudável e o que não é saudável, uma etiqueta de advertência não vai ajudá-lo a melhorar sua dieta , você já faz más escolhas", opinou. "As taxas de tabagismo têm caído, mas pouco depois que o aviso foi incluído na embalagem, houve aumento realmente substancial sobre o imposto sobre os cigarros. Não está claro se as pessoas que pararam de fumar têm feito isso por causa da embalagem ou pelo aumento de preços."

Fonte: http://saude.terra.com.br/fast-food-deve-vir-com-advertencia-de-saude-diz-australiano,ea9d87dbbd74c410VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html

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